Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Trabalhos de todas matérias do 9° ano

Apresentação sobre o cangaço e as revoltas populares.


   Antigamente os coronéis e os grandes fazendeiros aproveitavam de seus poderes,castigando e tomando o direito dos pobres.A maioria da população era moradores rurais que representavam 64%
   Os cangaceiros faziam justiça e roubavam pertences dos poderosos e dava uma boa parte aos pobres que tinham sidos esquecidos pelas oligarquias.
   Alguns cidadões seguiam os conselhos dados pelo famoso  Padre Cícero que tinha fama de"Santo milagreiro".O povoado se tornou município tendo Padim Ciço como 1° prefeito.
   Mas nem, pelos prejuízos que tomaram,os poderosos não pararam de fazer injustiça,causando várias revoltas populares,pois não tinham o direito de reclamar.
   A mais conhecida revolta,foi a de  Canudos ocorrida entre 1896 e 1894 em Canudos no interior da Bahia.Antônio Conselheiro fora seu líder,um homem de estilo profético,que nos dava motivos de vivermos mais unidos e solidários,e fazendo justiça.Com isso o movimento de Antônio diminuiu os "currais eleitorais", indignando os fazendeiros, acusando-os de rebeldes e monarquistas,sendo destruída pela 5° expedição militar.
   Outra revolta foi a Guerra do Contestado ocorrida de 1912 á 1914,entre Santa Catarina e Paraná. Muitos moradores rurais foram expulsos de seus lares,para dar espaço pra fazer uma ferrovia(S.P-R.S),se refugiando em José Maria que dizia ser escolhido por Deus para fazer uma monarquia celeste na Terra.
   As polícias começaram á segui-los e tevem que sair de Taquaraçu para se mudarem á Campos de Irani, no município paranaense de Palmas.Mas mesmo assim foram mortos pelos civis,entre eles José Maria.Os fiéis seguiam até aos videntes que diziam receber instruções dados pelo falecido José Maria.Novamente as polícias o encontraram,exterminando de uma vez por todas os crentes.
   Algo semelhante teve nessas revoltas:a pregação do messianismo que diziam que Messias o Salvador iria voltar ,acabando com a injustiça e a miséria.
    Não podemos esquecer dos médicos Oswaldo Cruz,o prefeito Pereira Passos e o líder da revolta da chibata,conhecido como "almirante negro"

P.S:Vocês podem acrescentar sobre a revolta da vacina e da chibata.Fica pelos seus critérios.

JORNAL SOBRE A 1° GUERRA MUNDIAL                  

(Os personagens são:Filipe=um jornalista;Eliana=uma entrevistadora;Nicolau=o imperador da Rússia; Isabela =a outra jornalista;Samuel=outro entrevistador;Wodroow=Presidente dos E.U.A;Cosme=entrevistador;Damião=tenente da Inglaterra)

Bom dia-diz os jornalistas
(Filipe)Atualmente a guerra está se estendendo muito rápido.Hoje iremos entrevistar o Czar da Rússia.Eliana.

(Eliana)Bom dia Filipe,estou diretamente da Rússia falando com o czar Nicolau 2°.Bom dia sr. Nicolau.Qual foi o principal motivo que fez com que a Rússia saísse da 1° guerra mundial?
(Nicolau)Tivemos que sair por revoltas internas que se agravaram neste ano,em 1917.
(Eliana)Obrigada.Isabela.
(Isabela)Os E.U.A entrou na guerra  por causas pessoais a seu governo e se aliaram a tríplice entente.
(Samuel)Bom dia Isabela,bom dia Filipe,estou nos E.U.A,com o então presidente Woodrow Wilson.Bom dia sr. Wilson.Quais foram as principais causas que trouxeram definitivamente os E.U.A á guerra?
(Wodroow)Com a saída da Rússia no combate,meu governo se sentiu ameaçado,pois eu beneficio a tríplice entente.E assim tive que entrar diretamente na guerra para garantir a vossa vitória.
(Samuel)Sr. Wilson as mudanças foram radicais?Nos explique.
(Wodroow)Sim,a morte e a semi-morte é o caso mais horripilante,pois os números de mortos aumentou muito mais.Nossas indústrias,comércios e lojas foram fechadas para focarmos somente na guerra.A entrada da mulher no mercado de trabalho é a única coisa boa nesta grande tragédia.
(Samuel)Muito obrigado.De volta ao estúdio.
(Filipe)No meio do combate,foram vistas novas armas sendo utilizadas ferozmente.
(Cosme)Olá,estamos com um soldado que acaba de sair do meio desta grande guerra.Bom dia tenente Damião,tivemos notícias que houve flagras de armas usadas pela primeira vez no combate.Isso foi verdade?Nos explique.
(Damião)Sim,isso foi verdade.Armas como lança-fogo,gás venenoso,metralhadoras e fuzis mais potente e muitos outros.
(Cosme)Foi o senhor mesma que as viu?
(Damião)Sim,claro.Elas chamam a atenção de todos,impossível não olhar a sua potência.
(Cosme)Muito obrigado.É com você Isabela.
(Isabela)Fica por aqui o jornal mundial,mais informações em nosso site.Tchau.
(Filipe)Tenham um ótimo bom dia.

P.S=Vocês também pode falar sobre as modificações politicamente(Apresentando em cartaz,fica melhor) principalmente na Europa o continente que mais sofreu modificações.

P.S2=Se sobrar gente no seu grupo,coloque-os para ser o câmera e aquele que segura o microfone.


                         JORNAL RURAL (falando sobre os órfãos da colheita)

Personagens=(Fábio e Júlia=apresentadores;Carlos,Carol e Miguel=repórteres;Jorge, Pedro, Miguel, Marcos e Ana=entrevistados)

Apresentadores=Bom dia,está começando agora o jornal rural.
(Júlia)Eles andam apertados em caminhões,conduzidos por motoristas,que muita das vezes,não possuem nem carteira de habilitação.São menores de 10 anos e, ás vezes trabalham mais que os adultos.Eles são os órfãos da colheita.
(Fábio)Eles são chamados assim pelos demais boias-frias.Trabalham sem seguro nem direitos trabalhistas.Teremos mais informações com o nosso repórter.Carlos é com você.
(Carlos)Bom dia Fábio,bom dia Júlia.Estou no município de Querência do Norte,no Paraná,com o dono desta fazenda.Sr.Jorge,quais são os principais fatores que trazem crianças para trabalhar em sua fazenda?
(Jorge)A fome e o desemprego são alguns.O desabrigo também ajuda bastante,pois sem responsáveis não têm onde ir e vem pra cá e eu acabo os acolhendo.
(Carlos)Obrigado sr. Jorge.De volta ao estúdio.
(Júlia)Em vários lugares ocorre esta ação dolorosa.Num estado vizinho achamos um bom exemplo desta rotina.Isso veremos com Carol.
(Carol)Bom dia Júlia,estamos diretamente de Mato Grosso do Sul com um "gato",como são chamados os encarregados de providenciar os trabalhadores.Por que geralmente as crianças crescem aqui?
(Pedro)Temos que trazer as crianças por que as mães não tem creches para colocá-los,aí eles são obrigados a nascer nas plantações.Esse menino ao meu lado é um bom exemplo de esperança em sonhos.Conte a eles Daniel.
(Daniel)Oi,meu sonho é poder ter novamente uma bicicleta,que eu tive que vender a que eu tinha para comprar a passagem para mim vir pra cá.
(Carol)Obrigada,é com você Fábio.
(Fábio)A insegurança é um problema que causa acidentes que podem chegar até mesmo serem graves.Miguel!
(Miguel)Olá,estamos em um lugar onde pode se ver crianças colhendo algodão.Aqui está um menino com sua mãe.Bom dia,qual foi o motivo de você ter se machucado?
(Marcos)Bom dia,eu estava colhendo algodão com minha mãe e ao entrar debaixo dum pé de algodão eu escorreguei e bati meu braço(pode ser em qualquer lugar.É bom colocar até uma faixa pra fingir estar quebrado mesmo.) em uma pedra.
(Miguel)Mesmo com o braço quebrado seu filho ainda trabalha?
(Ana)Sim,temos que trabalhar para sobreviver.Meu filho é meu grande protetor,mesmo machucado chega a colher 30 quilos de algodão por dia.
(Miguel)A vida de Miguel se difere das outras crianças?
(Ana)Não,nunca fomos á escola,e damos duro para ganhar o nosso pão de cada dia.
(Miguel)Obrigado,é com vocês aí no estúdio.
(Júlia)Fica por aqui mais uma reportagem.Nos veremos depois da novela...(Vocês inventam)Tchau!
(Fábio)Até a próxima.Tchau.


Fábula em forma de poema sobre o Leão e o Rato

Um dia  um pobre ratinho 
se viu aterrorizado
entre as patas dum leão
Achou que seria devorado

Mas neste dia o leão
com generosidade deu-lhe a vida
Deixou o rato ir embora
Sem dele fazer  sua comida

Esta bondade leonina
o rato teria que pagar
Mas como um leão,
de um rato iria precisar?

Pois foi o que aconteceu
um belo dia o leão
foi preso por grossa rede
rugindo em grande aflição

O pequeno rato o socorreu
usando seus pequenos dentes
paciente roeu a rede
salvando o leão valente

Assim,pequeno e fraco 
pagou o seu benfeitor,
mostrou que a força não vale
mais do que o nosso amor.

É bom sempre que possa
a todo mundo ajudar 
pois mesmo dos pequeninos 
Um dia poderemos precisar

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Geografia 9° Ano-Atividades e respostas

GLOBALIZAÇÃO                                                                                   ATIVIDADE:1°

1-)O que você entende por globalização?
R:É a conexão,a aproximação que temos com o mundo afora.

2-)O que mudou com a globalização?
R:Hoje tem mais jeito de estar conectado,mais atualizado,sendo assim,mais acessível e simples.

3-)Como é chamada a era que estamos vivendo com tantos avanços tecnológicos?
R: A era digital.

4-)Como podem ser observados as inovações tecnológicas que surgem todos os dias?
R:No lançamento de uma infinidade de equipamentos e aparelhos cada vez mais sofisticados.

5-)O que significa fluxo num mundo globalizado?
R:É a circulação de pessoas,dinheiro,comunicação e transportes.

6-)Como são formadas as redes de:
Transportes.R:São formadas por rodovias,ferrovias,hidrovias e aerovias.

Comunicação.R:São formadas por sistemas de satélites,linhas de telefone,antenas parabólicas,fios e cabos.

7-)O que é um provedor de internet?
R:Instituição ou empresa que fornece conexão para o acesso do usuário á internet

8-)O crescimento do comércio internacional deve-se a quê?
R:Deve-se ao impulso dado pela melhoria de transportes e quanto pela expansão de multinacionais pelo mundo.

9-)Atualmente a maior parte do fluxo de carga ocorre por quais vias?Qual é a porcentagem?
R:Pelas vias marítimas,com 70%.

10-)Os aviões cargueiros são utilizados preferencialmente no transporte de quê?
R:De cargas que exigem rapidez e pontualidade

11-)Pesquise os principais portos e aeroportos do Brasil.

R:Aeroportos:Afonso Pen(Curitiba);Guarulhos(São Paulo);Dep.Luís Eduardo Magalhães(Bahia);Juscelino Kubitschek(Brasília) e Santos Dumont(R.J)

Portos:Angra dos Reis(R.J);Aratu(Bahia);Forno(R.J);Ilhéus(Bahia);Porto de Santos(S.P)

12-)Cite os principais importadores e exportadores de petróleo do mundo.
R:Exportadores:Arábia Saudita,Irã,Indonésia,Argélia,Nigéria,Venezuela e Iraque.
 Importadores:Brasil,E.U.A,Canadá,Índia,Japão,França e Alemanha.


MULTINACIONAIS                                                                              ATIVIDADE:2°

1-)O que são as multinacionais?
R:São empresas que tem suas matrizes em um pais ,e atuam seus produtos em outros países.

2-)O que essas empresas costumam produzir?
R:Produzem materiais que comercializam em seu país,e em filiais.

3-)Quando as multinacionais começaram a ganhar importância?
R:Na presidência de Juscelino Kubitschek.

4-)Por qual outro nome são conhecida as multinacionais?
R:Transnacionais.

5-)Dê exemplos de multinacionais.
R:Coca-cola, McDonald,pepsi, Panasonic, Honda, Motorola,esso, Consul, Philips,positivo,sadia,nestlé etc...


MIGRAÇÕES                                                                                  ATIVIDADE:3°

1-)Hoje em dia os aviões mais rápidos e confortáveis nos permite o que?
R:É possível viajar de um lado para o outro do planeta em poucas horas.

2-)Quais são as razões que fazem as pessoas saírem de um país para outro?
R:Viajam a trabalho ou turismo,outros buscam melhor condições de vida,outras fogem de guerra ou perseguições políticas ou religiosas.

3-)Os principais fluxos de pessoas do mundo são formados de que maneira?
R:Pelas migrações de trabalhadores entre países.

4-)os fluxos migratórios de trabalhadores na atualidade ocorrem em quais países?
R:Em países mais pobres da América Latina.

5-)Para quais países os trabalhadores migram em busca de emprego?
R:Nos países mais ricos.

6-)Diferencie:
EMIGRAÇÃO:R:Saída de pessoas

IMIGRAÇÃO:R:Entrada de pessoas

MIGRAÇÃO:Saída e entrada de pessoas.

7-)Em que país do exterior existe mais brasileiros:
1°Estados Unidos
2°Paraguai
3°Japão

8-)No brasil existe mais pessoas de quais países
1°Portugal
2°Japão
3°Itália

                                PROVA DA 1°UNIDADE DE GEOGRAFIA

1-)Cite os principais exportadores de petróleo do mundo.
R:Arábia Saudita,Indonésia,Venezuela,Argélia,Nigéria,Irã e Iraque


2-)Diferencie:
EMIGRAÇÃO:R:Saída de pessoas

IMIGRAÇÃO:R:Entrada de pessoas

MIGRAÇÃO:R:Saída e entrada de pessoas.

3-)Coloque v para verdadeiro e f para falso:
(F)Globalização não significa conexão
(V)A globalização aproxima as pessoas
(F)Vivemos em um mundo nada globalizado
(V)A globalização tem seus pontos negativo e positivos
(F)Os trabalhadores migram em busca de empregos só para a China
(F)No mundo globalizado,fluxo quer dizer país não desenvolvido
(F)Atualmente a maior parte do fluxo de carga ocorre por ferrovias
(V)No golfo pérsico estão situadas as maiores reservas de petróleo do mundo

4-)Cite 5 países mais desenvolvidos economicamente.
R:E.U.A,Inglaterra,Japão,Alemanha,Canadá.


REFUGIADOS                                                                                      ATIVIDADE:4°

1-)Em várias regiões do mundo milhões de pessoas têm sido obrigadas  a migrar por que?
R:Em decorrência de guerras,conflitos étnicos,perseguições politicas ou religiosas.

2-)Onde as pessoas que deixam seus lugares devido ás guerras vão buscar abrigo?
R:Em áreas mais seguras,no interior de seu próprio país ou em outros países.

3-)Que nome recebe as pessoas que saem de seus países devido as guerras e perseguições?
R:Refugiados.

4-)Quantos refugiados existem espalhados pelo mundo?
R:Mais de 11 milhões.

5-)Fale sobre as guerras no Afeganistão.
R:Levaram cerca de 2 milhões a procurar abrigo em 78 países,sobretudo no Irã e no Paquistão.

6-)Fale sobre os refugiados que vivem no Brasil.
R:Atualmente vivem cerca de 3 mil refugiados, a maioria são angolanos que deixaram seu pais por uma guerra civil que se estende por décadas.

7-)Qual é o país que mais produz refugiados no mundo?
R:Afeganistão.

8-)De que maneira os afegãos perseguidos deixam seus países?
R:Saem com a roupa do corpo e os poucos pertences amarrados no lombo de mulas.

9-)Diante do movimento de fuga,de que forma são as ajudas oferecidas aos refugiados?
R:Na forma de distribuição de barracas,comidas e medicamentos.

10-)Em quais países estão localizados os acampamentos dos refugiados afegãos?
R:Paquistão,Irã,Turcomenistão,Usbequistão,Tajiquistão.

11-)Por que as áreas oferecidas aos refugiados afegãos são áreas isoladas?
R:Para evitar que os refugiados ficassem vagando pela área urbana.

12-)Como são as áreas onde ficam os refugiados no:
Verão:R:Os termômetros batem na marca dos 50 graus.Em meio a zona desértica não há sombra.

Inverno-R:São comum temperaturas negativas na casa dos dois dígitos.


PROTOCOLO KYOTO                                                               ATIVIDADE:5°

1-)O que prevê o protocolo de Kyoto?
R:A redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.

2-)Quando o protocolo foi assinado:E quando entrou em vigor?
R:Em 1997 e só entrou em vigor em fevereiro de 2005.

3-)Qual é o maior emissor de gases estufa?
R:Os E.U.A.

4-)O que a humanidade vem presenciando nas últimas décadas?
R:A exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais e o agravamento da degradação do meio ambiente nas mais diferentes partes do planeta.

5-)Fale sobre o efeito estufa.
R:Fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura do planeta e pelo excesso de gás carbônico.

6-)Quais os principais sintomas da crise ambiental?
R:A perda da biodiversidade(fauna e flora),aumento da poluição atmosférica,a ocorrência do aquecimento global, a diminuição  da camada de ozônio da atmosfera,a poluição das águas e o aumento da desertificação.

MEIO AMBIENTE,SOCIEDADES E CULTURAS                ATIVIDADE:6°

1-)Fale sobre os países mais desenvolvidos.
R:Com apenas 15% da população mundial,os países mais desenvolvidos são os maiores consumidores dos recursos naturais do nosso planeta.

2-)Os recursos extraídos pelos países desenvolvidos,são utilizados para que?
R:Para abastecer os parques industriais  existente no pais,e suprir o elevado nível de consuma de suas populações.

3-)Só os países desenvolvidos prejudicam o meio ambiente?Comente.
R:Não,os países subdesenvolvidos,mesmo  com o nível de consumo bem mais reduzido,também respondem por inúmeras agressões ao meio ambiente.

4-)Ainda hoje há pessoas que vivem em seus meios naturais.Cite alguns desses povos.
R: Inuítes,aborígenes e pigmeus.

5-)Faça a correspondência de suas moradias:
(2)Inuítes              (1)África
(3)Indígenas         (2)Norte do planeta
(1)Pigmeus            (3)Floresta Amazônica
(4)Aborígenes       (4)Austrália
                        


BLOCOS ECONÔMICOS                                                       ATIVIDADE:7°

1-)Qual o objetivo dos blocos econômicos?
R:Reduzir,abolir as barreiras comerciais entre países.

2-)Quais países fazem parte do Mercosul?
R:Brasil,Argentina,Uruguai,Paraguai e Venezuela.

3-)O que quer dizer:
MERCOSUL: R:Mercado Comum do Sul

NAFTA: R:Acordo de Livre Comércio  da América do Norte

UE: R:União Européia

APEC:R:Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico

OMC:R:Organização Mundial do Comércio

4-)O que a OMC determina?
R:Determina as regras gerais do comércio internacional,e tem o poder de impôr políticas de retaliação.

5-)Qual o bloco econômico mais antigo?
R:União Européia(UE).

6-)Qual país é considerado a maior potência mundial?
R:Os E.U.A.


ECOSSISTEMAS MARINHOS                                              ATIVIDADE:8°

1-)O que você entende por biodiversidade?
R:Biodiversidade quer dizer diversos tipos de vida.

2-)Cite os ecossistemas marítimos mais importantes.
R:Estão localizados nas regiões costeiras,como recifes de corais,pântanos salgados,lagoas, e  mangues.

3-)Quais são as utilidades dos oceanos e mares?
R:Fornece a maior parte dos peixes que consumimos,diversos minérios,e o fornecimento de energia.

4-)Além da pesca excessiva o que mais ameaça a vida nos oceanos?
R:A alta concentração populacional nas margens dos rios e nas áreas litorâneas,em toda parte do mundo.

5-)Cite as principais ameaças nos mares e oceanos.
R:Esgotos industriais,despejo de lixos atômicos,acidentes com navios petroleiros e o crescimento urbano.


                          PROVA DA l l UNIDADE

1-)Fale sobre o protocolo de Kyoto.
R:Assinado em 1997 e só entrado em vigor  em fevereiro de 2005,ela prevê a redução dos gases emissores que causam o efeito estufa.




                                          

Ciências 9° ano-Atividades e respostas

     ÁTOMO                                                                                           ATIVIDADE:1°

1-)Leucipo acreditava que todas as matérias primas eram feitas de partículas muito pequenas e de  espaços vazio entre elas.Você concorda com ele?Justifique.
R:Sim,pois ele acreditava que nos átomos existiam espaços vazios,e as partículas eram  bem menores.

2-)Em sua opinião,as menores partículas que se juntam para formar um grão de areia poderiam ser iguais ás existentes na água?Essas partículas seriam indivisíveis?Justifique.
R:Não,as partículas que se juntam para formar um grão de areia são as mesmas para formar a água  e as partículas de areia são constituídos por mais um tipo de átomo.

3-)Se tais partículas não podiam ser vistas pelos cientistas ,de que maneira procuravam entendê-las e representá-las?
R:Cada vez que um cientista descobria um  modelo  de átomo,estudava cada vez um modelo diferente e suas constituições de substâncias.

4-)Pesquise o significado da palavra átomo e comente a seguinte questão:se todos os materiais são constituídos por átomos,por que são tão diferentes?
R: Átomo é de origem grega(indivisível).Eles são diferentes porque cada um possui uma substância diferente.


MODELOS ATÔMICOS                                                              ATIVIDADE:2°                                                                                  

1-)Qual era a ideia de Dalton sobre o átomo?
R:O átomo seria como uma esfera infinitamente pequena,desprovida de cargas elétricas e indivisíveis.

2-)Qual foi o grande avanço do modelo de Thomson ao de Dalton?
R:Thomson superou Dalton por incluir na constituição do átomo partículas dotadas de carga elétrica.

3-)Qual foi o primeiro cientista a idealizar um modelo atômico com predominância de espaços vazios?
R:Rutherford.Realizando  bombardeio de lâminas de ouro com partículas alfas,constatou que a maioria das partículas atravessa a lâmina sem sofrer desvios,concluindo que o átomo  possui espaços vazios.

4-)O que concluiu Rutherford ao perceber que as partículas alfas utilizadas em sua experiência eram repelidas pelos núcleos dos átomos da lâmina de ouro?
R:Concluiu que o núcleo dos átomos apresenta cargas elétricas positivas,se as mesmas possuem cargas elétricas positivas,eram repelidas pelo núcleo esse também iria ter carga elétrica positiva.

5-)Com base nos modelos atômicos ,podemos dizer que um grão de areia seria um átomo?Explique.
R:Não,pois de acordo com o modelo atômico,o átomo é pequeno e invisível,por isso o grão de areia é constituídos por inúmeros átomos.

6-)Se você e todas as coisas ao seu redor são feitas de átomos,por que são tão diferente?
R:Porque além dos átomos não serem iguais eles se agrupam de maneira diferente para formar diferentes seres.


ENERGIA                                                                                      ATIVIDADE:3°

1-)Defina energia e escreva suas propriedades.
R:A energia não possui unidades físicas próprias,sendo expressa em termos das unidades de trabalho que realiza.Suas propriedades são:a transformação e a conservação.

2-)O que é matéria;constituição;características;transformação?
R:*Matéria=É tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço.
   *Constituição=São pequenas partículas esféricas,maciças e indivisível,nomeados átomos.
   *Características=É um elemento constituivo do conceito e resulta da análise das propriedades de um referente.
   *Transformação=Muda as características das substâncias envolvidas,a gente pode perceber que ocorreu uma transformação química,através de: mudanças de cor ou variação da temperatura ou formação de um precipitado etc...

3-)Comente sobre os estados físicos,químicos e organolépticos.
R:Química=É aquele que altera a estrutura ou constituição íntima,resultando na formação de novas substâncias.
   Físico=Aquele que não altera a estrutura da matéria,e portanto, não transforma em novas substâncias.
   Organoléptico=São as propriedades capazes de impressionar os sentidos como o cheiro (odor), cor(visão),gosto(paladar).

4-)Ilustre o esquema que representa as transformações das matérias.
R:


  



                                              PROVA DA 1° UNIDADE DE CIÊNCIAS


1-)Defina matéria e seus fenômenos químicos e dê exemplos.
R:Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa seu determinado lugar no espaço
*Físico:No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.Exemplo: Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
*Químico:No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.Exemplo: Um papel que é queimado.
*Organolépticas: São propriedades que impressionam pelo menos um dos nossos cinco sentidos.(Visão ;Olfato; Paladar;Tato;Audição)Exemplo:sente um odor,ou algum som.

2-)O número máximo de orbitais atômicos correspondentes ao número quântico principal é:
(  )n     (   )2n    (   )n2   (X)2n2
                                
3-)De acordo com os estudos atômicos percebe-se que a existência de 7 camadas eletrônicas,com tais quantidades de elétrons,com base na informação faça a distribuição correta:
*Distribua um átomo com 20 elétrons:R:k=2;l=8;m=8;n=2
*Distribua um átomo com 55elétrons:R:k=2;l=8;m=18;n=18;o=7;p=2
*Distribua um átomo com 26 elétrons:R:k=2;l=8;m=14;n=2
*Distribua um átomo com 15 elétrons:R:k=2;l=8;m=5

4-)Relacione a 1° coluna de acordo com a 2°
(2)São átomos de elementos químicos cujo núcleo tem o mesmo numero              (1)Isóbaros
 atômico ou seja contém o mesmo número de prótons.EX:CL=35 CL=37           (2)Isótopos

(1)são átomos de diferentes elementos químicos e portanto diferentes números atômicos apresentam o mesmo numero de massa.EX:AR=40  CA=40

5-)Com base nos seus conhecimentos em relação a átomos sobre as teorias atômicas.
*Leucipo e Demócrito.R:em 430 a.c.,os dois filósofos gregos,afirmaram que o átomo,era uma partícula indivisível e invisível,e que era a menor partícula dum elemento químico

*Dalton.R:Descobriu em 1802,que o átomo era uma esfera com forma de bilhar e maciça que possuem a mesma massa,tamanho e forma e constituem um  elemento químico.

*Thomson.R:Ele descobriu as cargas elétricas(positivas e negativas),os prótons ficavam no centro,e os elétrons na eletrosfera.

*Rutherford.R:pelos experimentos feitos com bombardeios de lâminas de ouro,concluiu que nos átomos há um      núcleo muito  pequeno e denso,onde residem os prótons,e na eletrosfera os elétrons giravam em órbitas circulares.Também concluiu que o átomo possui espaços vazios.

*James Chadwik.R:Ele descobriu os nêutrons,partículas com massa quase iguais á dos prótons.

* Bohr.R:Completou com Rutherford,concluindo que os elétrons giravam em órbitas circulares na eletrosfera.

                
                                                         l l UNIDADE                           

ELEMENTOS QUÍMICOS                                                                    ATIVIDADE:4°

1-)Que substâncias simples você encontrou?
R:Os parafusos,na maioria das vezes são constituídos por uma liga metálica "o ferro".Os parafusos amarelados não enferrujam porque são constituídos por cobre.Os talheres,na maioria das vezes são de aço inoxidável(constituídos por ferro, carbono,cromo e níquel).Os anéis e alianças de modo geral são constituídos por uma liga metálica como o ouro,prata e cobre.

2-)Onde você está agora,existe alguma substância simples que não faz parte das fotos?Qual?
R:Existem várias substâncias simples,como o chumbo,zinco,mercúrio,oxigênio,hidrogênio e nitrogênio.

3-)O ouro das alianças é puro?
R:Não.O ouro puro é 24 klts,não é utilizado em fabricação de jóias,é utilizado nos instrumentos científicos na indústria eletrônica em formas de barras,etc.O ouro  18 klts,contém 75% de ouro e 25% de prata e cobre.

4-)Cada substância existente na terra é formada por um elemento químico diferente?
R:Não,a maioria das substâncias são constituídas por combinação de mais de um tipo de átomo.


LIGAÇÕES QUÍMICAS E CONSTITUIÇÃO DAS MATÉRIAS          ATIVIDADE:5°

1-)De acordo com o que você entendeu,2 átomos de Hélio se ligam pra formar moléculas?Justifique.
R:Não,porque ele é um átomo de 2 elétrons na camada de valência,sendo assim,é um elemento estável.

2-)O termo molécula pode ser definido como a menor porção de uma substância?Justifique.
R:Não,a menor porção de uma substância seria os nêutrons,elétrons e prótons,pois são indivisíveis.

3-)Estabeleça os pontos de semelhança e os de diferença entre cátions e ânions.
R:Cátions=são moléculas com carga elétrica positiva,ânions são negativas.Ambas são dotadas de carga elétrica.

4-)As substâncias iônicas,como o sal de cozinha,quando dissolvidas na água conduzem eletricidade,algumas substâncias moleculares,como o açúcar,não.Por quê?
R:As substâncias moleculares ao se dissolverem originam moléculas que são nêutrons e não tem carga elétrica.



5-)O átomo representado é instável ou estável?
R:Instável,pois não possui 8 ou 2 elétrons na  última camada de valência.



6-)Qual a sua tendência:doar ou receber?
R:Receber,pois tem que completar  a ultima camada de valência.

7-)Que tipo de ligação ele forma com o potássio(K),que tem um elétrons na ultima camada?
R:Ligação Iônica.

8-)A substância formada,o fluoreto de potássio(KF),é uma substância iônica ,molecular ou metálica?
R:É uma substância iônica.


                                                   Atividade Avaliativa 


1-)O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:


a)Halogênios

b)Calcogênios

c)Metais alcalinos terrosos

d)Metais alcalinos

e)Gases Nobres 
R:"E"

2-)Para que um átomo neutro de cálcio se transforme em Ca+2 ele deve:
a)Receber dois elétrons

b)Receber dois prótons

c)Perder dois elétrons

d)Perder dois prótons

e)Perder um próton
R:"C"

3-)Um elemento de Co para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre,o átomo de número atômico 16 deve:
a)Perder dois elétrons

b)Receber seis elétrons

c)Perder quatro elétrons

d)Receber dois elétrons

e)Perder seis elétrons
R:"D"

4-)Considere um mecânico com as mãos sujas de graxa(derivado do petróleo).O melhor solvente para a remoção da graxa é:
(  )Água     ( X )Gasolina   (   )Vinagre   (   )Água com sal   (   )Álcool comum

5-)Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de:
a)Número de massa

b)Massa atômica

c)Numero atômico

d)Raio atômico

e)Eletroafinidade
R:"C"

6-)Complete:
Os gases nobres possuem,na última ___8___elétrons,exceto o Hélio,que só possui____2___ elétrons

7-)O conceito de ligação covalente se refere á ideia de:
a)Atração eletrostática

b)Par iônico

c)Atração intermole9cular

d)Elétrons livres

e)Em compartilhamento de elétrons
R:"D"

8-)Dê as propriedades dos metais.
R:Eles são bom condutores de calor e eletricidade,são maleáveis , eletropositivos e dúcteis.


                                                             lll UNIDADE

LEI DAS CONSERVAÇÕES E LEI DAS PROPORÇÕES                    ATIVIDADE:6°

1-)Você é capaz de dizer por que a lei de Proust é de grande utilidade para a química?
R:Porque indica a quantidade certa de reagentes que devem ser utilizados e a quantidade certa de produto a ser obtido.

2-)Quando uma vela se queima,ocorre destruição da matéria?
R:Não,a parte da vela que desaparece reage com o oxigênio do ar originando gás carbônico,vapor de água e substâncias invisíveis.

3-)O que se  demonstra pela observação da equação química abaixo?
                    2H2+ o2---2h2o
                      4g    32g   36g
R:Que na reação química,não há perda nem ganho de matéria.

4-)Pense em três tipos de indústria.O que utilizaram como matéria-prima e o que produzem no final do processo?Anote.
R:*Joalheria=ouro/prata/cobre=jóias
    *Serralheria=madeira=móveis
     *Engenho=cana-de-açúcar=pinga/garapa/rapadura

5-)Com base em que nós crescemos e mantemos em funcionamento o nosso organismo?
R:Pela ingestão de alimentos,absorvemos água,proteínas,carboidratos,gorduras e sais minerais e , a partir dessas substâncias,estruturamos o nosso organismo.

6-)O que ocorre em nossos organismos para que precisemos respirar o tempo inteiro?
R:Consumo de energia,a respiração celular utiliza o oxigênio para reagir com o alimento e liberar a energia necessária ao funcionamento do organismo,o oxigênio entra em nosso corpo através do sistema respiratório.